A Pedagogia Waldorf

Todo processo vivo de aprendizagem deverá necessariamente respeitar e fomentar um ritmo adequado. 

A Pedagogia Waldorf considera fundamental a alternância sadia e equilibrada entre contração e expansão, entre atividade intelectual e prática, entre esforcó e descanso, entre recordação e esquecimento. Assim se planeja o mais cuidadosamente possível, a partir desse ponto de vista, tanto na prática educativa anual, mensal, semanal e diária, como também cada uma das horas de aula, a fim de conseguir o ritmo adequado às fases de compreensão, assimilação e produção de aprendizagem.

Isso requer estruturas flexíveis e móveis que integram tempos, durações e ritmos multiformes, um novo significado de tempo. 

Em educação, isso exige uma organização dinâmica que se adapte aos conteúdos, às práticas pedagógicas e aos alunos.

O Professor Waldorf

 

No dia a dia da escola, tanto o aprimoramento cognitivo, como o amadurecimento emocional e a capacidade volitiva recebem igual atenção. 

O currículo que se orienta pela lei da biografia humana, os setênios (0-7 ; 7-14 ; 14-21) oferece ricas vivências, alternando ritmicamente atividades do âmbito do pensar (histórias, culinária, jogos educativos, etc.) com as do sentir (artes) e do agir (trabalhos manuais, brincadeiras, etc.). Além disso, todas as aulas são permeadas por uma atmosfera artística, o que exige uma formação especial para o professor Waldorf, que o torna um artista da educação. Como consequência, a crianças tem a possibilidade de tornar-se um adulto saudável e equilibrado, capaz de agir com segurança no mundo.

 

A equipe pedagógia da Magê Molê é constituída por professores bacharéis em pedagogia, pós graduados e/ou com formação  nas áreas da Antroposofia: Pedagogia Waldorf, Pedagogia Social e Terapia Artística.

Depoimentos

"Fico feliz e em paz todos os dias ao deixar a Sofia na Magê Molê, porque sei que ela é cuidada, amada e conduzida em todas as atividades, da melhor forma possível. A Sofia é muito feliz na escola e isso me deixa muito tranquila e segura."

Marina  - mãe da Sofia de 3 anos

"A Magê e toda sua equipe fazem parte de nossas vidas há 5 anos. Seja na doçura do ritmo diário, seja no cuidado com que cada atividade é conduzida, seja na grandiosidade da pedagogia, a Magê Molê é um lugar e são pessoas que nutrem sua alma!."

Maria Cândida  - mãe da Maria Clara - 3 anos e da ex-aluna Ana Laura - 7 anos.

"Paz, tranquilidade e alegria são alguns dos sentimentos que percebo ao entrar pelo portão da Magê Molê ao levar, ou buscar, minhas queridas filhas para mais um dia de convivência, diversão e
aprendizado. Obrigado professores waldorf, que, com responsabilidade, conduzem os pequenos sob esta pedagogia encantadora!"

Giancarlo - pai da Fernanda - 5 anos e Helena, 3 anos