Primeiro Setênio

É neste primeiro setênio (0 aos 7 anos) que o meio criado no lar e pelos educadores é determinado na construção da percepção do mundo que a criança levará para toda a sua vida. A receptividade, o acolhimento, a calorosidade de que necessira para crescer com segurança para as oróximas etapas. Aprende agora que o mundo é bom. Pela imitação e exemplo. 

É nesta fase que a criança aprende a andar, falar e pensar. Três aquisições essencialmente humandas. Os pais são, pelo exemplo, as figuras mais importantes no primeiro setênio, portanto a educação da criança (do 0 aos 7 anos) se baseia na auto-educação dos pais .

Maternal

1 a 3 anos

 

Tal como a alimentação, os bons hábitos de sono e a higiene, contribuem de igual modo para o bom desenvolvimento psicomotor da criança as atividades lúdicas, ou seja a brincadeira, atividade fundamental para o desenvolvimento harmonioso desse ser. A importância de brincar reflete-se nas potencialidades e habilidades psicomotoras que os jogos lúdicos promovem através do exercício da imaginação. Promovem também o desenvolvimeno das aptidões sociais, motoras, afetivas, cognitivas e da linguagem. 

Ao redor dos 3 anos, a criança começa a separar-se do mundo externo, manifestando seus sentimentos e desejos por palavras. Manifesta pela primeira vez a consciência do eu.

Jardim

4 a 6 anos

 

É o momento que a maturidade da crianças para aprender e conviver socialmente mostra-se através do "tu", que é o outro. As primeiras características do pensar se ampliam, mobilidade do pensamento, fantasia infantil. O mundo do brincar agora é influenciado pela fantasia. 

Na corporalidade, apresenta uma crescente capacidade no uso dos braços, mãos e pés, como também um domínio no uso da respiração. Brincadeiras mais ordenadas. Perguntas mais filosóficas. Compreensão do ontem, o hoje e o amanhã.

© 2019 | Magê Molê Escola Waldorf  

41 3363-0669   |     jardim@magemole.com.br

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now